Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Conhecendo um pouco nossa História



Graça Aranha é uma pequena cidade do interior do Maranhão que se limita com os municípios de Presidente Dutra, Gonçalves Dias, Governador Eugênios Brarros, São Domingos do Maranhão e Governador Luís Rocha. Sua renda se baseia no extrativismo do coco babaçú , na produção de arroz, milho  feijão e mandioca, atualmente o prefeito é Edivânio Nunes Pessoa eleito no ano de 2008 que conta com o apoio do poder legislativo composto por: Agamenon Damasceno, Aldenicio (Teta), Bendito Nogueira, Crézio Damasceno, Eronir Soares, Eliene Alencar, Josvan Pereira, José Tavares   e Reinaldo (Naldo). Sua cultura é bem rica com festivais o ano inteiro. Carnaval em fevereiro, Vaquejada em maio, festival de São João em junho, Aniversário da Cidade em outubro e as festas de fim ano em dezembro e janeiro. E tem como principais escolas o Centro de Ensino Humberto, Unidade Integrada Silvéria Rolins e Unidade Integrada Valentim Rolins.

Características Geográficas 
Área 271,457 km² 
População 6.220 hab.
Densidade 22,9 hab./km² 
Latitude 5º24´34"S 
Longitude 44º20´3"W 
Area 361km² 
Altitude 192 m 

sábado, 22 de janeiro de 2011

Graça Aranha Cidade Maravilhosa

Dentro de um imenso País cheio de sol nasceu uma linda cidade! Planejada pela esperança e construída pelos sonhos,UMA CIDADE VERDE qualidade de vida é orgulho para os habitantes. Graça Aranha está localizada estrategicamente no Estado do Maranhão, Região Nordeste do Brasil e, com 51 anos de emancipação política, é considerada uma cidade calma e aconchegante. Ao comemorar os seus 51 anos de fundação, Graça Aranha é um dos poucos municípios do país que não possui um bom desenvolvimento econômico mas conta com uma preservação ambiental. Quem respira seu ar, sente-se motivado a voltar.
Fundada em 13 de outubro de 1959, Graça Aranha recebeu este nome em homenagem ao escritor maranhense José Pereira de Graça Aranha, com mais de 6.200 habitantes, segundo o último censo do IBGE. Graça Aranha se destaca hoje pela sua educação que conta com 90% do quadro de professores com curso superior.
Em meio a anos de existência, Graça Aranha passou apenas pelo domínio político  de Nacor Rolins; José Barbosa; Melquíades Carvalho; Lourival Nunes, Aglaísio Borges e Edivânio Pessoa atual prefeito pessoas que lutaram e lutam  pelo desenvolvimento, construíram uma estrutura urbana de qualidade. O reconhecimento vem dos moradores, que a consideram uma das melhores cidades do interior para se viver, pelo seu clima agradável e aprazível. Graça Aranha destaca-se em não possuir mendigos ou bolsões de miséria. Essa característica é fruto de uma política habitacional bem definida.
Estrutura urbana privilegiada, aliada ao lado social equilibrado. Os graçaranhenses têm orgulho de sua cidade. E, não poderia ser diferente, mais que o viço de seu verde, fazem parte de sua paisagem urbana indicadores da modernidade como água tratada, energia elétrica, transporte escolar, escolas com quadro de pessoal qualificado,e assistência médica.